SERVIÇOS Especializados
CUIDADORES
- Atuação em residências
- Pessoas especializadas (Técnicos em enfermagem ou enfermeiros)
- Administra medicação (injetável)
- Realiza atividade/procedimento de maior complexidade
O serviço de CUIDADOR é descrito pelo Ministério do Trabalho como: “Pessoas que cuidam de bebês, crianças, jovens e idosos a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.
O cuidador faz tudo o que for necessário para atender, dar qualidade de vida ao paciente. Desde o lado mais poético, como ler para o idoso que tem problemas de visão ou como lhe dar um banho, trocar suas fraldas, entre outros.
ACOMPANHANTES
- Atuação em hospitais
- Pessoas especializadas ou apenas com curso de cuidadores
- Acompanham em exames, consultas, passeios, entre outros.
Qualquer pessoa quando hospitalizada necessita de um acompanhante, uma pessoa que seja seu contato com a família, que seja responsável por ela enquanto ela estiver “internada”. Em alguns locais, o acompanhante pode ou não realizar alguns procedimentos, como auxiliar na alimentação, na manipulação do corpo, enfim, oferecer “cuidados” enquanto o paciente convalesce.
Um acompanhante pode ser também a pessoa que vai lhe acompanhar em algum procedimento médico que requer algum cuidado diferenciado, como por exemplo numa Colonoscopia. É a pessoa que lhe dá um apoio momentâneo, quando for necessário.
PROCEDIMENTOS PONTUAIS
- Serviços pontuais de acompanhante ou de cuidador
- Normalmente são serviços com menor demanda de horário (até 6 horas).
Por exemplo, um cuidador pode ir até sua residência lhe dar/auxiliar no banho, caso você esteja com o braço quebrado, ou com alguma outra impossibilidade. Quando você tiver necessidade de realizar alguns exames, como por exemplo uma Colonoscopia, onde é obrigatória a presença de um acompanhante para retornar ao seu lar (neste exame o paciente é sedado, e mesmo após o exame, ele permanece sonolento)
Perguntas Frequentes
A 1ª coisa que o cuidador faz quando chega numa residência é receber o plantão (passagem de plantão) e ler o caderno de evolução do paciente*. Para se interar do que está acontecendo, qual a evolução do paciente.
Após este procedimento ele vai preparar o “dia” do paciente, cfe a ordem determinada pelos responsáveis.
Por exemplo:
- Dar a medicação de jejum (se há)
- Acordar o paciente
- Servir o café da manhã (realizar ou auxiliar na higiene bucal)
- Preparar e se necessário dar o banho
- Promover passeio ou banho de sol (sempre que possível)
- Arrumar, higienizar a cama do paciente, se os lençóis estiverem sujos (trocar)
- Encaminhar vestuário a lavanderia
- Secar banheiro (após banho) ….etc
*Caderno de evolução, é onde constam informações gerais sobre o paciente, e seu histórico, com detalhes inclusive das ultimas evacuações (cor, consistência das fezes), alimentos ingeridos, estado geral.. medicamentos ministrado etc
O cuidador apesar de atuar dentro da residência, não é um empregado doméstico.
Ele não realiza faxina, ou limpeza na residência. Ele mantem tudo no local, e higieniza todos os equipos que utilizar para a assistência ao paciente.
Ele não cozinha, mas faz “vitaminas”, serve pequenos lanches ao paciente.
Mas, cada situação requer uma atenção diferenciada, o melhor é contatar-nos para esclarecer melhor estas dúvidas.
Todos os cuidadores devem apresentar currículo. Devem possuir alguma experiência, referencias, curso de cuidador, e/ou curso de auxiliar em enfermagem e, e/ou curso técnico em enfermagem.
Após análise, entrevistas e conferencia de dados e de referências é que os mesmos são contratados.
Eles só atuam após busca por antecedentes criminais.
A supervisão dos serviços são relizados pelos familiares que convivem com o paciente e com os cuidadores, MAS temos em nossa equipe profissionais, gestores ou enfermeiros que podem conforme o desejo dos clientes/contratantes efetuar serviços de supervisão, alguns monitoramentos, relatórios sobre a evolução do paciente. Tudo vai depender do desejo dos familiares, dos contratantes/responsáveis.
A SUAVITATE é uma empresa constituída a mais de 10 anos. Ela é quem contrata seus profissionais. Você realiza um contrato de prestação de serviço com a empresa. E ela é quem assume toda e qualquer responsabilidade trabalhista com os cuidadores.
A SUAVITATE solicita um tempo para a substituição (normalmente não demora mais que 24 horas), e você não tem nenhum custo adicional. Somente pedimos o motivo, pois se for por simples afinidade, permite que o profissional continue atuando em outro paciente/residência. Já se for algum motivo técnico, mal atendimento, etc, nos comprometemos a excluir este cuidador de nosso quadro de profissionais.
Você contrata (mesmo que um procedimento pontual) a empresa, portanto paga pelo serviço para a empresa. Deposita na conta da empresa.
Este é um serviço de alta confiança, portanto, a confiança é mútua.
Após o ajuste do serviço é combinado entre as partes a forma de pagamento, que pode ser como for melhor para você. Semanal, quinzenal, mensal.
Mas cabe informar que nós pagamos nossos cuidadores toda a semana, independente do contrato com os clientes.
Não existem planos, realizamos o plano conforme a sua necessidade e possibilidade de atendimento.
Temos por base para o fechamento de contratos o valor do plantão (após análise do grau de necessidades do assistido/paciente e o tempo de deslocamento dos profissionais).
Se por qualquer motivo o profissional (plantonista) tiver que se ausentar, ele é substituído por outro imediatamente.
Um plantonista não sai do plantão antes que outro chegue.
Você não fica sem assistência, mesmo no natal, ano novo.
SUAVITATE é uma empresa especializada em “cuidadores”, com atenção especial a terceira idade. Nosso objetivo aos nossos clientes/pacientes é uma vida com mais qualidade, dignidade e conforto.